Stacks Image 16


Paulo Nogueira


Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é detentor de um MBA pela Escola de Gestão do Porto, (atual Porto Business Schoo)l. Tem ainda uma pós – graduação em Six-Sigma Black Belt.

Desempenha atualmente as funções de Administrador de uma Start-Up industrial na area de compósitos de fibras naturais com a responsabilidade de desenvolvimento do negócio a nível internacional.
E´director geral de uma empresa de produtos e soluções ecológicas para impermeabilização e coberturas vegetais e consultor de estratégia e internacionalização de empresas.

Entre 2003 e 2011 foi Diretor-geral da Amorim Fl. North América, baseada em Maryland nos EUA, onde foi responsável pela implementação do negócio no mercado norte-americano, pelo desenvolvimento de modelos e processos de negócio e pelas operações. Foi também responsável pela análise de internacionalização e transferência de processos, modelos e sua adaptação em outros mercados na asia e américa do sul. Foi igualmente professor no IPAM de marketing e estratégia empresarial. Anteriormente desempenhou funções de direção no Grupo Sonae, na área imobiliária e de indústria.

É membro da Ordem dos Engenheiros, membro do USGBC (U.S. Green Building Council), possuindo diversa formação e experiência na área do marketing internacional, estratégia de desenvolvimento de novos negócios e internacionalização.


Joaquim Vieira


Idade: 67 anos

Nascido no Porto com passagem em Moçambique dos 16 aos 29 anos.
Formação: A formação básica  em  Gestão tendo feito o Curso Integrado de Gestão do CIFAG  e inúmeros cursos de Marketing, Vendas, Marketing Industrial, Área Financeira e  Gestão Global  etc.
Atividade Profissional:
De  1971 a 1975 - Chefe de Compras, Armazéns e Transportes na Companhia Vidreira de Moçambique.
De 1976 a 1978 - Diretor de Compras e Administrador da SMIDA – Manufatura Industrial de Madeiras.
De   1979 a 1995 - Participei como sócio minoritário em  3 empresas da holding pessoal do Eng. Belmiro Azevedo – a Isar Rakoll uma fábrica de colas, a Proadec  Produtos Adesivos e Decorativos onde eram fabricadas orlas para mobiliário  e Proadec  Produtos Químicos onde se fabricavam polímeros de base aquosa para o fabrico de colas e tintas e  em todas elas, e em simultâneo, desempenhei  o cargo de Diretor Comercial, Compras e Gestão dos Armazéns.
Em  1995  a Junho de 1998 fui Diretor Geral da  Proadec Materiais de Revestimento  (posteriormente Probos Plásticos, SA).
Em 1998 até Junho de 2008 acumulei a Direção Geral com a Presidência do Grupo Probos  sendo simultaneamente Administrador em todas as restantes empresas da holding Promotor. (Isar Rakoll, Proadec Quimicos, Epoli, Edging Plus, etc).
Em 2008 os acionistas da Probos venderam a sua posição a uma capital de risco deixei de exercer qualquer função no Grupo Probos e na holding Promotor.
Desde 2003 até 2010 fui  vice-presidente e administrador do PIEP - Pólo de Inovação de Engenharia de Polímeros  que está no Campus de Azurém da Universidade do Minho.
De 2010 a 2012 assumi a Presidência do Conselho de Administração  do Polo  tendo renunciado por motivos pessoais  em 2012.
Atualmente presto serviços de consultadoria na área Comercial e Marketing  e serviço de voluntariado na associação Share.
Colaboro num grupo de trabalho da SEDES.

João Pinto Machado


João Paulo Pinto Machado
, 55 anos, casado, pai de 4 filhos
Cursou mas não concluiu Ciências Políticas na University of San Francisco e na San Francisco State University (1976-1978). Foi aluno-visitante da 2ª edição do MBA na Universidade Católica Portuguesa (1998-1999).
É diretor-geral da RCC – PREMIUM SHIRTMAKERS, que produz camisas de alta qualidade quase exclusivamente em regime de contratação para marcas de renome à escala global, maioritariamente no segmento de luxo. A RCC encerrou 2012 com V.N. de €3,2M e 99% de Exportações para a Europa, América do Norte, Rússia e Japão. Integra a fábrica “Gomes & Mendes”, insolvente em 2009 e com um processo de despedimento coletivo em curso. Decorridos 2 anos e requalificada uma equipa de 80 colaboradores, ambas as empresas apresentam Contas Consolidadas com um balanço positivo. A RCC tem um projeto inovador de “Camisaria-à-Medida”, a operar nos segmentos b2b e b2c. Vai dispor em breve de um ‘flagship store’ na renovada Praça de Lisboa no centro histórico do Porto, que integra uma estratégia de franchising à escala global. Dispõe de um portal de e-commerce que tem merecido interesse de importantes players do sector, disponibilizando ao consumidor à escala global o configurador 3D “Create Your Shirt”. A estratégia de comunicação b2c assenta primordialmente em redes sociais. Ambiciona ser um dos melhores camiseiros da Europa.
É gerente da Product Masters, agência comercial que atua em âmbito multissetorial, e diretor da Premium Marketeers que presta serviços de consultoria de marketing especializada em processos de start-up e internacionalização.
É sócio fundador da SysAdvance que desenvolveu/detém uma patente internacional e produz Geradores on-site de N², O² e Biogás. Colaborou na estratégia de desenvolvimento de um Veículo Eléctrico (EV-Iberia).
É sócio fundador da Miguel Neiva & Associados, que detêm os direitos de comercialização do código ColorADD, criado pelo designer Miguel Neiva, um projeto 100% Português, Único, Universal e Transversal, que permite a identificação de cores aos daltónicos, ca. de 350 milhões no planeta. É também fundador da ColorADD.Social, ONG-D que tem por objetivo a disseminação do código ColorADD na Educação e o diagnóstico precoce do daltonismo nas crianças.
Ainda em contexto de internacionalização na Indústria de Vestuário, de 1980 a 1995, foi diretor comercial da Guima, Supercorte, Fábrica da Balsa, Machado & Ferreira e Silva & Sistelo. Sob patrocínio do ICEP, agora AICEP, foi fundador e administrador do consórcio Moda Portuguesa AB (Suécia) e participou no consórcio Lusoclub, ambos criados com o objetivo de dinamizar internacionalmente a Imagem do sector. Participou em missões comerciais, feiras e desfiles de moda na Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul. Lecionou Gestão de Produto no programa Master de Marketing de Moda do ISCET e vem intervindo em seminários no âmbito do marketing internacional.
Foi coautor dos estudos "Marca Portugal - Um Caso de Gestão e Comunicação de Marca", apresentado pela UCP no "Fórum Portugal" (ICEP, C.C. Belém, Lisboa, Jul'99), e de "A Banca de Investimento no Norte de Portugal - Visão Estratégica e Proposta de Valor para um Novo Serviço" em prestação de serviços de consultoria de marketing ao Banco Mello Investimentos.
Defende que compete a todos os Portugueses a ambição da construção da Marca Portugal e que o ‘made in’ ou a reduzida dimensão do país não são desculpa que impeça a internacionalização dos negócios.

João Regufe

Nascido em 1981 em Matosinhos, Licenciado em Educação Física pela ESE Jean Piaget, João Pedro Regufe é actualmente Diretor Técnico da Matosinhos Sport exercendo a sua função na Piscina Municipal de Guifões. O mesmo é sócio-gerente da empresa de consultoria e atividades aquáticas Double Splash®.
João Regufe está ligado ao AquaFitness sendo convidado como presenter para várias convenções mundiais na qual se destaca a presença por sete vezes consecutivas na International Aquatic Fitness Conference, Flórida, Estados Unidos da América.
Em 2010, João Regufe rumou aos Estados Unidos e ajudou a desenvolver o Aquazumba, programa de água da empresa Zumba Fitness®. Sendo o 1º instrutor português certificado em Aquazumba, em 2010 trouxe esse mesmo programa para a Matosinhos Sport, Eem que foi a primeira empresa a apresentar o programa em Portugal com uma master class aberta à população em geral.
Da sua atividade, salientam-se, entre outros, os projectos:
Co-autor dos livros de Hidroginástica – “Ferramentas práticas para o instrutor” (2011), e Mitos e Verdades (2012).
Criador do DVD instrucional de Hidroginástica “Aquafitness Strategies” na Flórida (2012).
Certificado pela Aquatic Exercise Association e presenter Nacional e Internacional de Aquafitness em Portugal, Espanha, França, UK, Itália, Estónia, Rússia, Brasil, US, Austrália.
Formador de atividades aquáticas e certificado em Hidrobike.
Instrutor de Zumba e Aquazumba.
Colaborador e criador de vários artigos para as revistas Sport Life (Portugal), Móvete (Espanha) e AKWA (Estados Unidos).


Paulo Jorge Ferreira



Paulo Jorge Ferreira e’ actualmente Professor Associado no âmbito do programa de Engenharia e Ciência dos Materiais da University do Texas em Austin, EUA e Director do Centro de Microscopia Electronica. Licenciou-se na Universidade do Porto em Engenharia e Ciência de Materiais. Depois, exerceu funções de investigador no Swedish Institute for Metals Research e no Royal Institute of Technology em Estocolmo, Suecia. Subsequentemente trabalhou no Departamento de Engenharia e Ciencia dos Materiais da Universidade de Illinois, EUA onde obteve o Doutoramento. Apos este periodo foi “post-doctoral” fellow e Research Scientist no Departamento de Engenharia e Ciencia dos Materiais do Massachussets Institute of Technology (MIT), EUA ate assumir a posicao de Professor na Universidade do Texas em Austin. O Professor Paulo Ferreira concentra a sua investigação cientifica nas áreas dos nanomateriais e da nanotecnologia. Paralelamente, desenvolve trabalho com diversas instituicoes americanas e portuguesas nas areas da Educacao e Ensino Superior, Sistemas de Inovacao, e Ciencia e Tecnologia. É co-autor dos livros “Materiais 2000”, IST Press, 2003, “Investir no Futuro: Colaboracoes Universidade-Industria nos EUA e Portugal”, Gradiva, 2003, e “Nanotechnology for Architects, Designers and Engineers” Elsevier, 2009, co-escrito com Prof. Schodek (Harvard University) e Prof. M. Ashby (University of Cambridge, UK). O Prof Ferreira e’ tambem autor de mais de 60 artigos científicos publicados em diversas revistas internacionais e autor de artigos de opiniao nos jornais portugueses Expresso e O Publico. Foi membro da comissão directiva fundadora da PAPS, Presidente da PAPS e assessor do Ministro da Economia e Inovacao em Portugal em assuntos de estrategia de ciencia e tecnologia.

PRÉ-INSCRIÇÃO