Stacks Image 52

Maria Purificação Valenzuela Sampaio Tavares


Maria Purificação Valenzuela Sampaio Tavares, Licenciada em Medicina e Cirurgia pela FMUP em 1976, obteve a competência em Genética Médica em 1985. Em 1990 concluiu o Doutoramento em Medicina (Patologia) pela Universidade do Porto com Distinção e Louvor, tendo sido Professora Catedrática de Genética Médica da FMDUP ate 2011. É também especialista em Genética Médica e Membro da Direcção do Colégio de Genética Médica da Ordem dos Médicos desde 1999.
Em 1992 fundou o CGC Genetics / Centro de Genética Clínica, 1º laboratório privado de Genética Médica em Portugal e actualmente um Laboratório de Referência interenacional. O CGC Genetics introduziu o 1º Programa de Rastreio Pré-Natal em Portugal e foi o 1º laboratório Português com certificação ISO9001:2000 e certificação NP4457 em Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI). O CGC tem ainda Licença Federal CLIA (para os EUA) e Licença para o Estado da Califórnia, é membro da COTEC e do Health Cluster Portugal, sendo detentor de vários prémios na área de qualidade e inovação em diagnóstico genético. Com uma rigorosa política de qualidade e capacidade instalada para o desenvolvimento de novos testes, o CGC Genetics conta com um grupo de profissionais altamente qualificados, oferecendo um vasto número de testes genéticos (mais de 1500), incluindo painéis de diagnóstico por microarrays (com ARRAYS CGC - patente submetida), para Diagnóstico Pré-natal, Rastreio Pré-natal, Onco-Hematologia, Medicina Preventiva, Farmacogenética e Doenças Raras. CGC tem instalações em Portugal, Espanha e E.U.A. Purificação Tavares recebeu diversos galardoes, como a Condecoração de Mérito Industrial em 2012, e o Best Leader Award en Novas Tecnologias em 2013.


Vitor Queirós Gomes

 
Nascido em Penafiel, Licenciado em Gestão de Empresas, pela Universidade da Beira Interior, estudou em Roma, tendo vivido em variadas cidades em Portugal: Penafiel, Covilhã, Braga, Cascais, Vila Nova de Gaia, Porto, tendo decidido, por último, viver em Matosinhos.
Profissionalmente inciou a sua carreira no setor do vestuário, numa fábrica de confeções, empresa de cariz familiar, onde ocupou as mais diversas funções, simultaneamente. A crise do sector levou a que trabalhasse como gerente de lojas. Ocupava a sua gestão por periodos de cerca de 3 meses em cada loja, revendo processos, formando pessoas, processo findo o qual o levaria a uma outra loja.
Em 1998, ingressou no Programa Contacto, tendo em janeiro do ano seguinte rumado para Tóquio, onde estagiou na JETRO, Japan External Trade Organization. Uma organização dependente diretamente do Ministério da Economia.
O no final do estágio passou a ocupar o cargo de Diretor de Comércio Internacional no ICEP, tendo abandonado funções no verão de 2001. O regresso a Portugal foi faseado, tendo viajado de barco para a China, corrido a China de comboio, atravessado a pé a fronteira da China com o Vietnam, passando pela Tailandia, Inglaterra, até chegar ao nosso país, num percurso de cerca de 6 meses.
Posteriormente ingressou nos quadros da API, Agência Portuguesa para o Investimento, onde ocupou o cargo de Consultor de Investimento Estratégico, com responsabilidades pelos mercados do Japão e da Républica da Coreia (Coreia do Sul). Posteriormente foi Gestor de Clientes e, mais tarde, Analista de Investimentos na AICEP, Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, onde ainda se encontra em funções.
De momento frequenta o Mestrado em Realização - Cinema e Televisão da ESAP, Escola Superior Artística do Porto, tendo já alguma experência como realizador de cinema e uma experiência mais alargada como produtor.
Este mestrado significa um novo passo na carreira, pretendendo, num futuro próximo, enveredar exclusivamente por essa área.




Francisco Cardoso Pinto


Vice-Presidente Executivo da ADIRA S.A. e accionista desde 2008, trazendo consigo uma relevante experiência operacional na área da indústria do aço. A sua carreira inicia-se em 1982 na Salvador Caetano, progredindo nos anos seguintes para a Emoaço/Indufer e Eurofer-Engenharia de Aplicações. Em 1989, integrou o Grupo Amorim como Administrador das empresas dedicadas a empreendimentos imobiliários, participadas por capitais estrangeiros. Entre 1991 a 1996 foi Administrador na fábrica de máquinas Colep Vulcano com a gestão global, onde contactou de perto com a fabricação de máquinas para chapa metálica.
Entre 1996 e 2000 alicerçou o seu envolvimento na indústria de máquinas-ferramenta como Director Comercial da Guifil. No ano 2000, tornou-se Administrador do Grupo Cork Supply, responsável pelo grupo em França, Espanha e Argentina, passando em 2003 a membro do Senior Management Council do Grupo. Iniciou a sua colaboração com a Adira S.A. em 2006 como Director Comercial, sendo actualmente Vice-Presidente Executivo da empresa. Francisco Cardoso Pinto é licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP, tendo sempre complementado a sua actividade profissional com formação de gestão sénior, nomeadamente na Escola de Gestão do Porto-EGP e em 2013 participou no “Advanced Management Program”- Kellog School of Management/ Católica Business & Economics de Lisboa. Francisco Cardoso Pinto é casado e pai de 4 filhos.



João Figueirinhas Costa

 

O João é aluno finalista na Católica Porto, onde estuda Economia. Nos últimos 3 anos trabalhou em Portugal e na China, em vários sectores incluindo Gestão de Talentos e recrutamento, Gestão hoteleira, Sector do turismo B2C, banca, e startups tecnológicas como a Groupon ou a Wimdu. É também co-fundador e actual director de operações da Católica Students' Corporation - a júnior empresa da Católica Porto que trabalha com empreendedores e PMEs na realização de projectos de consultoria de baixo custo.



Paulo Pimenta



Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é detentor do grau deMestre em Construção de Edificios pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e de um MBA pela Escola de Gestão Empresarial EGE / ESADE da Universidade Católica do Porto.


Atualmente é sócio-gerentedas empresas:
GEG – Engineering Structures for Life ( Consultores de Engenharia )
AZ76 (Consultores de Investimentos e Engenharia)


Entre 1982 e 2012 foi Professor do Ensino Superior no Instituto Superior de Engenharia do Porto, na área de Engenharia Civil.

É membro sénior da Ordem dos Engenheiros
Perito da CMVM (Comissão de Mercados e Valores Mobiliários )